segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

SIMPLE MINDS ■ Once Upon A Time ■ 1985 ■ Escócia/Reino Unido [PÓS-PUNK/SYNTH-POP/NEW WAVE]

Quando tive contato com esse disco eu já conhecia algumas poucas músicas da banda, é isso me ajudou a assimilá-lo de maneira extremamente positiva. Apesar do som mais Pop e mais radiofônico ainda era o SIMPLE MINDS e sua sonoridade oitentista elevada a milésima potência. Amo esse disco e considero como um dos essenciais dos anos 80. Não se deve esquecer que a banda estava estourada devido ao hit "Don't You Forget About Me" lançado meses antes e que eu pensava estar nesse disco.

Os anos 1984 e 1985 foram bastante adversos para Jim Kerr e sua turma do SIMPLE MINDS, nestes dois anos a banda perdeu integrantes originais, encarou comparações (no pior sentido) com o U2, quebrou recordes de público ao tocar por oito noites consecutivas no London's Hammersmith Odeon (antes pertencente a Elton John), Jim Kerr entrou para o roll dos homens sérios casando-se com a líder dos PRETENDERS - Chryssie Hynde, conheceram a força de ter um hit na parada americana - "Don't You Forget About Me" ( trilha do filme Breakfast Club) e ainda tocou no Live Aid, uma participação que revelou o lado engajado da banda.

Diante de tudo isso e para coroar este momento de transformações nada melhor do que um grande álbum e foi o que aconteceu .Lançaram "Once Upon A Time", que veio no embalo do sucesso de "Don´t You (Forget About Me)", que não faz parte do álbum. Seus quatro singles - "Alive and Kicking", "Sanctify Yourself", "All the Things She Said" e "Ghostdancing" - foram sucesso em todo o mundo, chegando, todos, entre os 10 mais na Inglaterra. A renda com as vendas de "Ghostdancing" foram doadas à Anistia Internacional e também foi o primeiro álbum da banda a sair numa nova mídia, o CD.

Lançado em 21 de outubro de 1985 pela gravadora Virgin (A&M nos EUA), "Once Upon a Time" liderou as paradas do Reino Unido e alcançou a posição No. 10 nas paradas dos EUA, passando cinco semanas consecutivas no Top 10 da Billboard e 16 semanas no Top 20. O crítico musical MacKenzie Wilson elogiou retrospectivamente o álbum para AllMusic, afirmando que forneceu aos ouvintes uma "energia bruta e composição sólida não totalmente capturada em álbuns anteriores". Ele também elogiou particularmente os singles "Alive and Kicking" e "Sanctify Yourself".

Enfim, esse é um dos discos oitentistas que tenho mais prazer de ouvir. Se você ainda não ouviu dê uma chance para o SYNTH-POP de luxo desses escoceses. Enjoy!

Fonte: Wikipedia

Faixas:
1. Once Upon a Time 5:44
2. All the Things She Said 4:16
3. Ghost Dancing 4:46
4. Alive and Kicking 5:24
5. Oh Jungleland 5:12
6. I Wish You Were Here 4:42
7. Sanctify Yourself 5:00
8. Come a Long Way 5:08
Total: 40:12

Banda:
Michael MacNeil: piano, synthesizer
Charles Burchill: guitar
Mel Gaynor: drums, vocals
John Giblin: bass guitar
Jim Kerr: lead vocals
Robin Clark: lead vocals
Michael Been: backing vocals
The Simms Brothers: backing vocals
Carlos Alomar: backing vocals

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário