segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MIDNIGHT SUN ■ Midnight Sun ■ 1971 ■ Dinamarca [BLUES ROCK/JAZZ-ROCK/PROG ROCK]

Tive contato com esse disco através de um blog e me encantou imediatamente. Para mim é um pouco difícil definir bem o estilo, porém todos os elementos contidos no disco me agradam extremamente e por essa razão venho aqui indicar para quem ainda não ouviu.

Essa banda dinarmaquesa se chamava RAINBOW BAND e lançaram um único disco em 1970 auto-intitulado. Em 1971 Acabaram por descobrir que um grupo canadense já estava usando o nome RAINBOW BAND o que obrigou o grupo a alterar seu nome para MIDNIGHT SUN em julho desse mesmo ano.

Com esse novo nome, surpreendentemente, decidiram refazer o seu primeiro álbum, em vez de passar para o novo material. Essa segunda versão é menos potente e estilisticamente assemelhando-se a BLOOD, SWEAT & TEARS, principalmente devido aos vocais e piano elétrico incorporado nessa nova masterização. Apenas a segunda versão de "Living On The Hill" permaneceu como a gravação anterior.

A sonoridade do álbum pode ser definida da seguinte maneira, uma mistura em partes iguais de Jazz, Blues, Rock, filosofia hippie e Soul. Este álbum me surpreendeu, não é um Prog artístico. mas apenas um álbum de Blues/Jazz-Rock insanamente bom com músicos extremamente hábeis. 

A capa do álbum criada pelo mago Roger Dean (YES, Steve Howe, ASIA) é maravilhosa, mas pode ser enganosa, pois não se trata de música folclórica da Terra Média. Tente imaginar, se puder, partes de TRAFFIC, o início de CHICAGO, CREAM ou The Jimi Hendrix Experience. Então imagine isso com sensibilidades de Fusion e Jazz, em vez de uma loucura exagerada de Acid Rock.

Se você é fã de percussão, Carsten Smedegaard, demonstra ser um exímio baterista. A guitarra principal é escaldante, os vocais são profundos, o baixo é sério, a flauta, sax e piano são excelentes, pois se misturam em uma mescla de Jazz e Blues. Contundente, pesado, mas sempre com nuances e musicalidade quase virtuosa. A longa "Living on the Hill", de 15 minutos, é talvez a faixa mais impressionante, com muito espaço para todos se soltarem. Destaques também para  "Talkin'",  "Nobody" e "Sippin' Wine". As musicas tem vocais em inglês e a banda pode ser comparada ao conterrâneo BURNIN' RED IVANHOE. Se você gosta de Blues-Rock jazzístico, precisa ouvir esse disco e abrir ainda mais a sua mente. Enjoy!

Faixas:
2. King Of The Sun
3. Nobody
4. B.M
5. Sippin' Wine
6. Living On The Hill
7. Rainbow Song
1. Talkin'

Banda:
- Peer Frost / guitars
- Carsten Smedegaard / drums
- Bent Hasselmann / winds
- Allan Mortensen / vocal
- Bo Stief / bass
- Niels Bronstad / piano


senha = rarities

Um comentário:

  1. Simply SPECTACULAR !!! ... Thanks for sharing this album of this band I didn't know anything about. Obrigado !!!

    ResponderExcluir